Os especiais

“Há, duas coisas difíceis de se conhecer: o Universo e o verdadeiro caráter dos homens”.                                                                                                                                                                                     

                                                                                                        (Victor Hugo)

 

Uma Historinha – Conta-se que uma jovem vivia muito infeliz porque não conseguia

encontrar alguém que fosse especial para preencher a sua vida. Por mais que procurasse, ela passava horas e horas   refletindo sobre as imperfeições das pessoas. Ela vivia mergulhada em um oceano de incertezas, aflições, desenganos. Não entendia como os homens prometem amar e no momento seguinte tornam-se indiferentes.

O guru – Um dia a jovem resolveu conversar com o seu conselheiro e perguntou: 'Mestre, tenho observado os seres humanos, entretanto em suas vidas há mais contradições do que compreensão. Eu gostaria de saber se vou encontrar alguém especial, que seja a minha 'alma gêmea', porque já estou cansada de conviver com pessoas tão difíceis, levianas, carnais, irresponsáveis. Sinto ódio das mentiras e sofro com a falsidade dos desonestos.

A sabedoria – O mestre ouviu o lamento e comentou: 'Minha jovem, é tudo muito simples! É só você viver como as flores!' 'Não entendi, o senhor   pode me explicar como é viver como as flores?', perguntou a jovem aprendiz da vida. E o mestre falou: 'Repare nessas flores', apontando para as rosas brancas, amarelas, vermelhas, no jardim, 'elas nascem no esterco, no entanto são puras! Extraem do adubo tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que a terra manche a brancura e pureza de suas pétalas. Pare, note o perfume das flores. O perfume é o pensamento das flores...'

Final da história – E o sábio prosseguiu: 'Assim é também a tua vida! É justo você preocupar-se com as imperfeições das pessoas, mas lembre-se, não permita que as anormalidades dos outros a importunem. Os defeitos são deles e não teus. Exercite a virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora. Acredite que não há mal que sempre dure. E nem bem que não se acabe. Toda glória, toda dor, toda vergonha é passageira, é coisa dos outros e tua também, assim mesmo desenvolva o teu potencial de realizações. Faça a diferença! Isso é viver como rosas brancas, vermelhas, amarelas...'

Ninguém é especial – Duas pessoas são dois mundos diferentes e cada individualidade percebe a realidade do seu jeito. Homem e mulher se enfrentam insistentemente para identificar e saber o que é certo e o que é errado mas, têm consciência, cada criatura é um rascunho a ser retocado sem cessar. Eles não se igualam nas virtudes, se assemelham nos defeitos, sendo o egoísmo maior detonador de pontes. Seria importante que entendessem, casamento não é 'fusão' de duas metades, casamento é 'aproximação' de dois inteiros. E dois são sempre dois. E como declara Jorge Amado: 'Se viver não é fácil, conviver ao 'lado de', é um desafio permanente'. Querer dar o melhor de si, ser solidário, compartilhando estilos de vida, já é um bom começo, mas predicados comportamentais estão sujeitos à falhas, erros. Mas lembre-se para alguma coisa serve a incorreção.

O essencial – Caráter e sensibilidade é o que moralmente distingue uma pessoa da outra. É ter a vida em ordem, e não se acostumar com desordens. Ninguém é tão sábio que não cometa tolices. Aprendizado é pela vida toda. Virtude é possível de ser exercitada, aprimorada, perpetuada, dia após dia.

Eterna busca – Não existe alma gêmea capaz de assegurar apenas emoções prazerosas. Por mais especial que seja, o ser humano sempre vai estar próximo à dificuldades e provações.

Importante conhecer e por em prática a palavra de Deus. Não é uma sugestão do Mestre, é roteiro de vida, é uma 'ordem irrecusável'!

 

Reflexão -'A felicidade é um intervalo entre o medo, a dúvida, a aflição, a inveja, a maldade, o ciúme, o ódio, o ressentimento, o egoísmo e muitas perguntas sem respostas... (Ramalho Campelo)'. A vitória sobre si mesmo e a interação humana, é possível. Eu acredito em uma relação longa e monogâmica entre duas pessoas que se respeitam. Assim diz Shakespeare 'Não procure alguém que te complete. Complete-se a si mesmo e procure alguém que te transborde'.

Nota – Mesmo a vida sendo repleta de relacionamentos desiguais, não importa o caminho novo, importa o jeito de caminhar.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra -SP

E- mail:valdo11rodrigues@yahoo.com.br

 

Clima Bebedouro

FCTV Web