'Casa comigo Amanda'

“O sentimento de amar pode ser que, no decorrer da vida, desapareça. O compromisso de amar é uma decisão, é uma descoberta permanente”. (Bárbara Scroggins)

 

Semelhanças – Antes de compartilhar um fato acontecido em uma formatura de Odonto, em Taubaté, apreciaria fazer uma analogia entre uma 'noiva' e uma 'concluinte de curso universitário'. Vejamos. Não existe noiva feia. Toda noiva torna-se encantadora. É o grande dia, a realização do seu sonho: construir sua família ao lado do seu amor querido, com o beneplácito dos familiares, amigos e em especial Deus. Pelo menos assim deveria ser o engajamento de vidas que prometem se pertencerem... Prometem?

A formanda também está em um momento de glória tão esperado. Afinal foram anos de    sacrifícios, dedicação, limitações financeiras, mas ela realiza o seu grande sonho, 'Colação de Grau'. Nesse dia especial ela faz questão de produzir-se com muito glamur, elegância, tornando-se naturalmente bela. E vai ser bela a profissional?

Até que a morte nos separe? - Eu estava presente à formatura de minha neta. Os atos solenes programados incluíam, no período da manhã, um cerimonial religioso. E os jovens universitários, prestes a receber o diploma, eram chamados individualmente para aplausos da plateia, quando em companhia dos familiares, fotos registravam a feliz recordação. Então aconteceu o inusitado. Ao ser chamada, enquanto a formanda se dirigia à frente, um rapaz provavelmente seu grande admirador, em bom tom e audível por todos os presentes gritou lá no fundo: 'Casa comigo Amanda!' Todos acharam divertida e, ao mesmo tempo, original aquela extravagante declaração pública de amor. Seria um compromisso para o futuro?

O momento seguinte - 'Casa comigo Amanda!', não deveria ser o registro, o êxtase de uma aproximação tão desejada?  É tudo tão lindo, romântico... mas, por que depois o amor vai esfriando e o casal, no seu egoísmo, passa a ter atitudes de dois estranhos? O que era para ser um sonho duradouro e prazeroso se transforma em algo totalmente sem significado. Pensem que um dia vocês não vão ser essa coisa bonita que são hoje e terá sobrado o quê da jornada existencial? Saibam que a fila anda   e vocês estão nessa fila.

Nem tudo é como sonhamos – Quem foi autêntico para anunciar: 'Casa comigo Amanda', deveria ser também autêntico para não se repetir nos  'mesmismos' do cotidiano. Será que é tão impossível assim, cônjuges, se 'descobrirem' mais? A vida    sempre vai ter dimensões que nos une e nos separa. Esse é o grande desafio, ter sabedoria para compreender que amar é uma decisão. Amar é mais que um sentimento. O sentimento pode enfraquecer, a decisão não. Se o amor só fosse emoção ele não seria mandamento: 'Amai-vos uns aos outros...' Amar é inesgotável, é um compromisso. Exige coragem, resiliência, autenticidade, porque depois daquele: 'Casa comigo Amanda!', muita coisa vai rolar...

Livre para perdoar – 'O amor acontece quando a gente desacontece. Tudo então se liga e a gente se acende no outro', são palavras de Mia Couto. Tudo a ver com a sutil arte de amar que exige, mesmo com o passar dos anos, que não se alimente medos. Medo de ser criticado. Ninguém aprecia crítica, até porque, manias e defeitos fazem parte da história de vida de cada um. Uma crítica pode nos incomodar mas nos faz crescer, desde que não seja debochada, irônica, insensível. Medo de ser aconselhado. Há aqueles que têm respostinha pronta para todo questionamento e não fazem questão de ter um engajamento com a realidade. Ninguém é dono da verdade e o bom relacionamento está atrelado ao 'Conhece-te a ti mesmo'. Medo de conversar, para não criar problemas, insatisfações. A aceitação é uma terapia curadora.

 

Reflexão - Não deixe   o afeto morrer. Não deixe o afeto acabar. A vida foi feita de afeto. De afeto para a gente amar. Todos nós temos o nosso frio da alma, mas o homem que ama viverá pela fé. 'Pai obrigado pelo privilégio de permitir mais um dia em companhia de meus familiares. Entrego este novo dia em tuas mãos para que o Senhor guie meus pensamentos, palavras, atitudes, dando a direção de luz e sensibilidade para cada desafio que eu tenha que enfrentar'.

 

Nota – O Mestre não brinca de brincar. Ele apresenta as pessoas, permite o encontro para sonharem juntas mas, exige seriedade e sentimentos compartilhados.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra -SP

E-mail:valdo11rodrigues@yahoo.com.br

 

Clima Bebedouro

FCTV Web