As ausências

“A vitória não é de ninguém, se não for de todos”. (Paulo Vieira)

 

Estás disposto a entrar no mundo das ausências? Então vem comigo!

Vão rolar ausências! A ausência é inegociável. Ela existe e isso é tudo. Sentimentos de ausências vão durar enquanto durar nossa vida.

O que é ausência? - É como areia movediça, quanto mais se mexe mais se afunda. Literalmente falando, ausência é inexistência, falta, carência. Quão incrível seria se não tivéssemos ausências, mas elas são fundamentos necessários, para que possamos nos levar mais á sério. Em nossa jornada de vida, sucessos são muitos, mas erros, medo, incertezas, afastamentos ocorrem e tudo fica diferente da bolha na qual vivíamos antes.

Valor das presenças – Nós só vamos dar relevância ao amigo, saúde, dinheiro, família, emprego e Deus, quando os perdemos. Muitos deles, muito poder, pouco deles, pouco poder. É a ausência que nos faz pensar diferente: ‘Muda meu mundo! Não é assim que te quero!’

Ausência e reconciliação - A dignidade humana exige comprometimento e ação, em outras palavras, ser digno é sentir-se bem por compartilhar felicidade. Não sendo assim, perdas vão existir e alguém vai deixar de ser carinho e caminho a alguém e ambos vão conhecer o sabor da ausência. O perdão é um benefício que abre portas à reconciliação. Perdoar permite iluminar e ao mesmo tempo ser iluminado. O perdão é prazeroso. O perdão que se adia faz adoecer o coração. É só sentir e expressar: ‘Querida, estou com você, não importa o que tenha acontecido entre nós’.

Os casados – Um de cada três casamentos termina em divórcio no Brasil. Os familiares sofrem com a separação. Ausência é sempre difícil porque são muitos os laços desfeitos. Não é só a ausência de uma pessoa, é a ausência de todo um futuro projetado e tão aguardado. Que pena que a vida é assim! Não é fácil ter que reaprender e a viver outro estilo de vida. Tudo estava nos seus lugares... Agora alguém deixou seu domicílio, não está mais presente, desapareceu, está ausente. Como dói! Deus criou o casamento e tem também às soluções para os problemas do casamento. A lei é clara: ‘Se amardes só os que vos amam que recompensa tendes?’

Os genitores – O Criador se importa quando os pais não são reverenciados como deveriam ser. Quem já os perdeu sabe como essa ausência é difícil. E tardiamente pensa... ‘Fiz muito pouco e eles não estão mais ao meu lado. Por quê eu não curti mais intensamente o convívio com meus genitores?’ Sem essa de: Dia dos pais, Aniversário, Natal, isso é obrigação e representa muito pouco! Estou me referindo à necessária parceria, forte e firme. Estar perto, ouvindo, conversando com total inclusão. Que pena, preocupei-me em viver mais ‘eu e minha família’, como se os pais fossem de outro DNA. Que lástima irreparável! Eu não sabia que doía tanto! A saudade deles está doendo em mim...

Professores educadores - Ausências presentes em nosso coração. Como foram relevantes seus ensinamentos! Tocaram, marcaram nossas vidas para sempre. Lembro-me e bem: ‘Tenham metas, compromissos, propósitos não só para vencer na vida, mas para ser feliz. Não para saber o preço das coisas, mas, o seu valor. Jamais deixem o ânimo arrefecer e nunca sejam ‘homem geléia’, desses que se rendem e permanecem no bem bom da sua zona de conforto. Sejam protagonistas da própria vida. A sua história é sua e de mais ninguém. Faça-a valer à pena, ser notável e notada por muitos. Lembrem-se, luz apagada é presença de sombras, trevas, e inexistência de rotas na vida. Ausência de sonhos é presença de pesadelos. Ausência de esperança é presença de desesperança... ’ Conselhos que recebemos são assim, inesquecíveis, como estrelas, brilham por toda a nossa eternidade.

 

Reflexão – Ausência é fonte inesgotável de reflexão. É Deus falando: ‘Eu estou com você, não importa pelo que você esteja passando’. Ausências nos fazem crescer, são aulas na escola da vida. Um dia vamos compreender direitinho que esses desvios não foram anormalidades, mas caminhos que estavam nos planos de Deus. A propósito não é necessário correr atrás de ‘presenças’, cuide da sua sensibilidade, e as ‘parcerias’ virão até você. Deus nos criou para viver com graça e paz. Sempre estaremos convivendo com dificuldades, amarguras, mas elas não devem partir de nós.

 

Nota – O deserto existencial é oportunidade para fazer a obra de Deus e mais que isso, ter intimidade com o Deus da obra. Pense nisso!

Clima Bebedouro

FCTV Web