Uma certa dor...

“Assim mesmo, com imperfeições, você é luz, então acredite no amor, ilumine o mundo (Cora Coralina)

É muito bom quando recebemos um e-mail, uma cartinha, com palavras carregadas de emoção, pedindo e oferecendo parceria.

A surpresa – Uma leitora enviou-me correspondência cheia de luz, sabedoria, desejos, alegrias e muita dor. Palavras bem colocadas com sentimentos vividos, sofridos... A leitora permitiu-se questionar: ‘Por quê Valdo, a vida tem perguntas sem respostas e respostas sem perguntas?’ Então Franciane, a vida é assim, somos colecionadores de experiências, uma boas, outras nem tanto.

Dor – Nós nascemos na dor e na dor nos criamos, logo não pode existir o ‘Viveram felizes para sempre’. Isto é mito, coisas que a crendice popular repete, mas sem consistência de verdade.

Fala Franciane – ‘Sabe Valdo, eu não entendo por quê quando a gente acha que está tudo bem, em nossa rotina de amar, a nossa vida fica de cabeça para baixo, tudo se torna uma bagunça e o que eu mais acreditava e sonhava, agora nada tem qualquer valor. Eu me perdi em mim e para voltar, ao meu lugar, como é difícil! E a gente tem que deixar o orgulho, a zona de conforto de lado e assumir sozinha os novos horizontes. Mas como dói ter que ressignificar toda nossa vida. Isso leva tempo’. Esse é o poder da dor: ensinar a termos autoresponsabilidade e forte parceria com Deus, sem o que não se chega a lugar algum.

Quatro anos juntos – Depois desse convívio tudo se acabou e ele já está com outra, mas vida segue em frente. Quando isso acontece fica certa dor. Não sei a resposta, sei que passo a não acreditar mais no amor. Afinal será que o amor existe mesmo? O que é amor? Por quê dói amar? São perguntas sem respostas e respostas sem esperanças’ Mas, vá em frente Franciane, vale à pena tornar vivas e vibrantes as mais distantes realidades.

O relato continua – ‘Uma amiga me disse uma frase que me marcou bastante: “O que parece o fim, não é. É só o começo de uma nova história”. Entendo perfeitamente, meu caminho agora é outro, em companhia de amigos, familiares e principalmente de Deus. Quanto ao meu coração, ainda não sei, acho que ele decretou férias para se reorganizar melhor, e esperar o amanhã’ Ah, Franciane, se tudo fosse diferente! Ah, se as pessoas sempre se amassem!

Fim da cartinha – ‘E assim eu concluí, Valdo, que a vida é uma grande mudança, uma bagunça organizada, uma constante busca, um viver incessante, cheio de dúvidas, incertezas e de coisas que não entendemos. Medo! Medo da dor, da felicidade, do desconhecido, medo de sonhar, de mais uma vez acreditar. Acreditar no impossível, naquilo que não se pode ver, mas tem que ser sentido. E sentir hoje em dia é quase proibido. E mais uma vez vou permitir-me amar. Sei que vai doer, mas vai valer à pena. Vão ser momentos inesquecíveis, eu vou ter mais valor e coragem para recomeçar uma nova história: viver, sorrir, chorar, afinal a felicidade está dentro de nós. Nascemos para a luz, para iluminar o mundo’ Jovem, siga a força do amor, não o engano da paixão.

Comentários – O que existe de errado nesse teu episódio Franciane? Nada! É a paixão de viver. Viva, mesmo sabendo que o viver nunca vai ser como você desejaria que fosse. Lembre-se, tudo o que você questiona, é do que eu também tenho medo. Somos diferentes nas virtudes, mas iguais nas imperfeições. As pessoas são naturalmente impessoais! Não queira entender as pessoas, queira amar as pessoas do jeito que são, independentemente da idade, porque sempre é tempo para se ter esperança. Recomendo, jamais desista, mas invista no real significado da vida. Recorde: A vitória não é de ninguém se não for de todos!

Reflexão – Franciane, de vez em quando, converse com a ‘sua versão adolescente’. Lá poderá encontrar sonhos ainda adormecidos. A vida é um aprendizado permanente e a tua história agora é diferente, para melhor... Não se poupe para ser feliz. Seja ousada, queira sonhar alto, pensar grande e jamais fique sujeita ao que já passou. Agora você é mais você, não aceite ‘sobras’ dos outros. Eles também vão ter seus ‘dias de ausências’ e vão querer voltar. Tenha atitude, diga não! Agora olhe em outra direção. Deus sabe das tuas carências e vai dar a você respostas verdadeiras para tuas necessidades.

Nota – Viver é uma busca incessante de ilusões perdidas... Pense nisso.

Clima Bebedouro

FCTV Web