Canoa furada

O que deveria ser “toquem-se-mais”, ficou sendo troquem-se mais”. E deu no que deu”. (Caio F. Abreu)

 

   Deveríamos pensar como pensam as pessoas à nossa volta. Necessariamente não precisamos concordar com tudo, mas entender que o cenário do outro é diferente do nosso e nem sempre temos razão.

 

   Uma historinha – Conta-se que um barqueiro, todos os dias atravessava um rio com sua velha canoa. Essa pequena embarcação tinha um furo que obrigava aquele navegador levar uma cabaça para tirar a água que entrava, ameaçando naufragar. Certo dia o canoeiro, já ancião, esqueceu de levar a cuia para livra-se da água a bordo. Quando o barco estava no meio da travessia, encheu-se completamente, afundou, matando o ‘experiente’ barqueiro.

 

   Analogia – O casamento é mais ou menos assim. Quanto mais experiência, mais é necessário drenar as águas do desentendimento, que insistem em invadir o bom relacionamento. Quando não existe manutenção os casais mais estáveis vacilam. O diálogo a quatro paredes vai ser tornando difícil. As pessoas pensam opostamente e cônjuges tornam-se, cada vez mais, individuais e diferentes. O casal raciocina assim: ‘De qualquer jeito você está errado’. É a água, disfarçadamente, entrando na canoa do casamento. Perigo à vista! Vão naufragar nessa canoa furada. Bom seria que eles entendessem um diálogo diferente: ‘Eu não minto, mas nem sempre falo a verdade. Que bom que você me entende!’ Fim das diferenças? Não. Apenas é saudável, às vezes, fingir que é feliz. Simples assim, eu acredito. É o segredo da coexistência pacifica: o esposo ser um pouco surdo; a esposa ser um pouco cega... 

 

Exemplo do manacá – Um jardineiro conversava com as plantas. Um dia ele foi ao jardim e encontrou árvores e flores definhando, morrendo. O carvalho disse que estava morrendo porque não podia ser tão alto quanto o eucalipto. Voltando-se para o eucalipto, descobriu que estava murchando porque era incapaz de dar uvas como a parreira. E a parreira estava morrendo porque não podia desabrochar lindas rosas. Então ele encontrou uma planta o manacá, viçoso como nunca, carregado com perfumadas flores azuis e brancas. Perguntando sobre a razão da alegria recebeu esta resposta: “Quando você me plantou você queria que eu fosse um manacá. Se quisesse um carvalho, eucalipto, parreira, roseira, você as teria plantado. Então pensei: como não posso ser outro, além do que eu sou, tentarei ser o melhor que eu possa ser”.

 

   Troquem-se menos - O homem que troca de mulher troca de problema. Calma! Não se assuste, pois a recíproca é verdadeira. Tem casal que é bruto, grosseiro no falar. Com atitudes assim só podem esperar um frio na alma. Você já sentiu frio na alma? O certo deveria ser ‘toquem-se mais’ com sensibilidade. Durkein dizia: ‘Todo contato humano é educativo’: esposo e esposa, pais e filhos e como pano de fundo, um Deus poderoso que dá respostas: ‘O Senhor Deus é contigo, por onde quer que andares’, mesmo nos momentos difíceis quando a canoa ameaça que vai afundar.

 

   Tudo passa na vida – ‘Filhos são de nós, mas não para nós... Filho é um ser que nos empodera para um curso intensivo de como amar alguem alem de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos, para darmos os melhores exemplos, e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguem pode ter, porque é se impor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e de medo de perder algo tão amado. Perder, e como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo. Decepcionar jamais! (José Saramago). O cancioneiro popular tambem diz: Ninguem é de ninguém, na vida tudo passa. Ninguem é de ninguém até quem nos abraça...  É verdade.

 

   Reflexão – Casamento é território desconhecido. Não é fácil manter e fazer evoluir um lar. O amor verdadeiro não nos pega na juventude, nos pega na experiência, com o direito de sempre recomeçar. Desconfie das enganosas ‘coisas virtuais’. Elas são aparências que iludem, confundem. Fique mais próxima do mundo real porque o que você faz ecoa na eternidade. Deus sabe quais são tuas reais necessidades, você só precisa oportunizar as verdadeiras chances, e terás instantes para sempre. Há uma diferença entre o ‘teu tempo’ e o ‘tempo de Deus’. Saiba esperar para ter merecimento. 

Nota - Navegar é preciso. Não existe vida sem conflito. Obstáculos fazem parte do caminho. Faça sempre ‘manutenção’ para tua vida valer à pena.

 


  

 

Clima Bebedouro

FCTV Web