A hora é agora

“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é por si só, uma vida”. (Sêneca)

Historinha – Era uma vez um homem bem velhinho, mas, que mantinha o seu costume de ler. Gostava de ficar na sala, sentado em uma poltrona e, com boa música orquestrada e o ambiente iluminado por um ‘spot’, passava horas lendo. Na verdade ele possuía inúmeros livros. Uns permaneciam na estante, outros tinham ‘residência fixa’ sobre sua mesa.

A criança – Havia em sua casa, um menino que apreciava conversar com o ancião. Certo dia, ao voltar da escola, entrou na sala e observou que os livros da estante eram volumes grandes, com encadernações douradas, vermelhas. Esses livros estavam bem arrumadinhos nas prateleiras. Viu também diversos livros sobre a mesa. A criança ficou imaginando mil coisas... Aproximando-se do avô foi logo perguntando: “Vô! Na estante estão lindos livros, mas vejo que o senhor dá preferência a esses que estão sobre a mesa, já com a capa desgastada, folhas amarelas, revelando que já foram lidos, utilizados por muitas pessoas. Diga-me”, continuou, “o que aconteceria se o senhor pegasse um dos livros da estante?”

Primeiro livro – O avô levantou-se, retirou um livro que estava na estante, abriu em uma página, e disse: “Leia em voz alta!” A criança “leu: “Muitos personagens bíblicos servem de inspiração: Salomão – o mais sábio. Sansão - o mais forte. Jacó –o mais esperto. Gideão –o mais perspicaz. Moisés – o mais intrépido e humilde. Davi -o mais criativo e corajoso. Mas, quando vamos nos informando com as leituras bíblicas ficamos conhecendo melhor suas histórias. Foram personagens com fraquezas e falhos, como qualquer pessoa, com atitudes erradas, incoerentes. Vejamos: Salomão era bígamo! Sansão era mulherengo! Jacó era enganador! Gideão idólatra! Moisés não conseguia controlar sua raiva! Davi era adúltero, assassino!”O detalhe é que todos eles cumpriram o propósito de Deus”. (Livro -Devocional para Casais - Jaime e Judith Kemp) A criança entendeu que ler é bom. Compreendeu também que ler não é uma opção, é um imperativo! E estava ainda sorrindo quando...

Segundo livro – O ancião pegou um dos livros que estava sobre a mesa, abriu em uma das páginas e disse: “Agora leia este!” A menino motivado, começou a ler: “Se você é pobre, trabalhe. Se é rico, trabalhe. Se está sob o peso de responsabilidade, aparentemente injustas, trabalhe.
 Se você é feliz, continue a trabalhar. A preguiça dá lugar a dúvidas e receios. Se a tristeza o esmaga e as pessoas amadas não parecem sinceras, trabalhe. Se tiver decepções, trabalhe. Se a fé titubeia e a razão falha, trabalhe. Quando os sonhos estão desfeitos e as esperanças parecem mortas, trabalhe. Trabalhe como se sua vida estivesse em perigo. O perigo existe mesmo...
 Seja qual for o seu problema, trabalhe. Trabalhe fielmente e trabalhe com fé. O trabalho é o maior remédio material e espiritual que existe. O trabalho cura, tanto os sofrimentos emocionais, como os físicos”. (Livro – Otimismo em gotas – Willian W. Rose) A criança alegrou-se por encontrar, na leitura, o verdadeiro significado do trabalho.

Momento de sabedoria – Disse o ancião: “Então qual dos dois livros você mais gostou?” “Ah, vô, as duas leituras foram ótimas! Eu aprendi mais coisas. O senhor tem razão, a falta de leitura enfraquece os homens”. E o velhinho sorrindo disse: “Viu? Não é a cor da capa que expressa o conteúdo do livro. É o que está dentro que vai causar a mudança comportamental”.

Moral da história – A leitura é companhia para todas as horas. Não está só quem possui bons livros! Sempre terá propósitos sobre os quais meditar.

Reflexão – A hora é agora! Você, eu, nós, temos conhecimentos limitados e são os livros que nos ajudam a fortalecer os conhecimentos, a fazer uma melhor leitura da vida. Livros, jornais, boas revistas são indispensáveis para atualizar e renovar nosso jeito de viver. A regra é clara: “O homem que lê vale mais e vive com mais qualidade de vida”.
 Não é por acaso que um livro chega à nossa mão. Ele sempre tem sua grande utilidade para sanar dúvidas e inquietações. O Criador usa vários meios, para nos orientar e suprir nossas necessidades, sendo o livro, um deles...

Modismos – Era uma vez um cidadão que não lia nada, mas se considerava melhor que os outros, o dono da verdade. Um dia, resolveu fazer uma ‘self’, mas antes decidiu tirar todas as suas imperfeições. Resultado: Sumiu da foto!

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br
Clima Bebedouro

FCTV Web