A fidelidade

“O melhor homem é aquele que mais se esforça para se aperfeiçoar, e o mais feliz é o que sente que de fato está se aperfeiçoando”. (Disraeli)

 

A palavra e o ato – Vamos ao dicionário. Fidelidade é uma palavra que significa: lealdade, probidade, firmeza, pontualidade, exatidão em relação à vida como um todo. Fidelidade é demonstração de razão. Desconstrua o seu conceito de que fidelidade é de uso exclusivo para compromissos conjugais.

No mundo, vasto mundo, não se pode deixar de entender bem do que se trata a fidelidade. Fidelidade é a rainha das expressões do caráter do homem de bem. É a expectativa mais pensada, pronunciada, desejada. E haja situações para por à prova a fidelidade!

 

Exageros da Fidelidade – Na ilustração deste texto, vemos José Maurício, torcedor do Clube de Regatas Flamengo. Para ele, dor não é nada! Simplesmente ele tem, tatuada em seu corpo, a camisa do Flamengo. O tatuador cobrou uma nota! Trabalhou 90h em 33 sessões, Utilizou 1 litro de tinta para injetar sob a pele, as cores do clube. O cidadão cobriu 40% do corpo. Para ele foi uma legítima forma de demonstrar sua fidelidade ao clube. Para mim, uma fanática desrazão! Uma extravagante extravagância! Uma maneira pouco civilizada de utilizar o tempo, dinheiro, bom gosto... Com certeza para privilegiar essa excêntrica fidelidade foram deixadas de lado: a qualidade de vida, a família, o trabalho, a saúde, a estética e tantas outras obrigações pessoais... É, gosto não se discute, se lamenta!”

 

Fidelidade de artista - Ella Fitzgerald é conhecida mundialmente. Lady Ella é americana e tem um caprichoso costume. Todos os anos, no dia do seu aniversário, ela manda fazer um grande, bonito e delicioso bolo e o coloca no jardim, em frente a sua bela casa. Todos os moradores daquela rua, já estão acostumados, são convidados e comparecem, ao entardecer, para realizar a alegre confraternização. O nome disto? Lealdade, fidelidade, reconhecimento aos admiradores.

Mas, nem tudo é assim. Na mesma rua mora, em uma luxuosa casa, a atriz Bárbra Streisand. A atriz construiu um muro bem alto para sua privacidade. Ela não deseja ser vista por ninguém. É assim o egoísmo! É apelativo e nunca satisfaz porque gera um desenho de vida que não faz sentido. É difícil ser feliz quando se pensa mais no “eu” e menos no “você”.

É fácil saber quando governa o amor. Há reconhecimento e agradecimento a Deus, por se ser o que se é. Precisamos falar mais sobre fidelidade, humildade e refletir sobre a nossa existência. O amor é belo e tem que ser tratado no seu exato tamanho. A verdade é que, quem tem fidelidade no pouco, tem também no muito. Fidelidade é uma manifestação de Deus, nos homens.

 

Fidelidade no lar – Na família o cenário se repete. A fidelidade é mais que necessária porque na família são criados, entre seus membros, os bons hábitos de pais para filhos; de filhos para pais; entre os cônjuges. A vida em família tem graus de dificuldade, mas é uma oficina completa com todas as ferramentas necessárias permitindo-nos incluir doses persistentes de fidelidade. A fidelidade é contagiante e quando há fidelidade em casa, há também no trabalho, e em todos os relacionamentos. Sem fidelidade não pode haver amizade confiável e nem convívio legal, principalmente, com o Mestre. Enfim, quando a fidelidade não está presente, a vida torna-se um ato desmedido, um despropósito, um caos.

Ignorar, passar por cima da fidelidade é fácil. Só tem um detalhe, após a farsa revela-se a verdadeira realidade. Em outras palavras tem gente que gosta de transgredir, mas não gosta de pagar a conta. Mas é importante observar que não existe meia gravidez. Ou a mulher está grávida ou não! Assim também é a fidelidade, meia fidelidade é, com certeza, mentira inteira.

 

Reflexão – Para fortalecer-se sempre mais, o ser humano tem que exercitar constantemente a fidelidade, seja consigo mesmo, ou com outras pessoas. O trabalho é necessário, a família é necessária e a fidelidade é essencial. Melhor ainda quando se torna rotina em nossa vida.

Fidelidade é assim: ame enquanto pode amar; valorize a sua família, enquanto pode valorizar, cuide de sua saúde, com muita prevenção, enquanto pode cuidar; aprenda a guardar o tostão, para um dia ter um milhão. E o mais importante seja fiel aos ensinamentos do Mestre enquanto há tempo, e sempre é tempo para conhecer, compreender e resgatar as leis do Livro Sagrado. As regras são rígidas, exigentes, mas, são sábias e necessárias para que, um dia este, seja um planeta de gente ajuizada, e eu, você, nós possamos dizer: “Valeu à pena acreditar na fidelidade!”

Nota: Pretendemos abordar outros vocábulos. Faça a sua sugestão!

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Clima Bebedouro

FCTV Web