Os 15 pedidos

“O mundo não resolverá os seus problemas mais sérios, até que resolva os problemas de suas crianças, de seus jovens”. (Huberto Rohden)


A vida é um mal? Com certeza a vida é um bem. Mas com os tempos trepidantes que vivemos, neste mundo cheio de incertezas, chegamos a acreditar que o planeta existe para que possamos “nos decepcionar” com alguma coisa. Então perguntamos: Como lidar com este mundo insano, louco, patético? Seriam estes os grandes desafios que vão exigir maior reflexão: o tempo que passa, a educação integral, a família, o meio ambiente, a saúde física e mental? Enfim todos os temas comportamentais são pertinentes para que a maturidade do homem exista em muitos níveis e direções.

Bertrand Russel faz esta analogia sobre o tema: “Só a maturidade fará o coração ter um sentimento fácil de governar; difícil de errar; impossível de escravizar”. O filósofo quer nos lembrar que a vida não tem que ter só rima de palavras, tem que ter significado, sentido e principalmente rima de sentimentos.

Os adultos já estão “formatados” e sabem onde estão acertando ou errando. E nossas crianças, nossos jovens teriam pedidos a fazer a seus pais? Com certeza! No mínimo fariam estes 15 pedidos.

* Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim, pois isto faz com que me sinta mais seguro na vida.

*Não me estraguem! Sei que há limites e não devo ter tudo que peço. Só estou experimentando vocês.

* Não deixem que adquira maus hábitos. Dependo de vocês para entender normas e saber o que é certo, ou errado.

* Não me corrijam na presença de estranhos. Aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular.

* Não me protejam das consequências dos meus erros. A vida tem regras e eu preciso aprender a obedecer também pelo caminho da disciplina.

* Não sejam grosseiros ao me corrigir. Se assim fizerem eu poderei fazer o contrário do que me pedem, só prá contrariar.

* Não me façam promessas que não podem cumprir. Isto me deixa grandemente decepcionado com a sua autoridade não confiável.

* Não me mostrem um Deus carrancudo, vingativo, opressor... Isto me afastará Dele. Mostre-me o “endereço de Deus”, que o restante eu farei.

*Não desconversem quando faço perguntas, senão serei levado a procurar respostas na rua sempre que não às tiver em casa.

* Não se mostrem para mim como pessoas infalíveis. Eu ficarei chocado quando descobrir um erro de vocês... E eles são muitos!

* Não me chamem de “aborrecente”. Eu sou o que vocês já foram um dia! Ajudem-me a transpor e a vencer os meus erros, receios, obstáculos, medos...


* O nosso professor disse que alguns alunos eram difíceis, porque tinham: TDAH (Transtorno de Deficiência de Atenção, com ou sem Hiperatividade). Eu pensei assim: “Será que eu não sou um deles?” Mas essa fase passa viu?

* Não me tratem como uma criança difícil. Esse é o meu jeito de ser, mas, corrijam-me sempre porque tenho muitos sonhos a realizar.

* Nunca deixem de me alertar, orientar sobre os perigos das amizades fáceis, mas de consequências difíceis: álcool, cigarro, drogas, gravidez, violência.

* Jamais desistam de me ensinar o bem, mesmo quando pareça que eu não esteja aprendendo. No futuro eu vou poder passar aos meus descendentes, a boa semente que um dia recebi de vocês.


Reflexão – A vida é um mal? Não acho! Acredito que nós temos dificuldade em enxergar as ferramentas necessárias para que a vida seja um bem. Progresso material é bom, mas esse existencialismo passa. Já a evolução espiritual não cessa nunca, é maturidade que começa dentro de casa, em nosso lar. Afinal que casa é essa que chamam de lar, mas não falam de Deus? Não seria o caso de buscar aconselhamento?

A família é um fato social. Esse núcleo não acontece por acaso. O Criador programou o “encontro” dessas pessoas na mesma família, do jeito que elas são para “crescerem juntas”.

Deus não erra nas coisas que faz! Não ser tolerante representa correr o risco de viver perigosamente cedendo espaço para a morte gritar mais alto que a vida. Que pena, que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que tanto quer ser!


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web